livros de psicopedagogia

 10 livros que todo Psicopedagogo deve ler

Inêz Kwiecinski   /   Dicas para Psicopedagogas   /   6 Comentários

Compartilhe este artigo!

Preparei esta lista com 10 sugestões de livros de psicopedagogia que todo profissional e estudante deveriam ler, então se você é psicopedagogo ou está em formação, você está no lugar certo: são dez leituras essenciais para o psicopedagogo se aprimorar e compreender melhor seus aprendentes!

Todos sabem que um bom livro pode mudar uma vida – ensinando novas habilidades, novos pontos de vista, novas técnicas e estratégias, além de esclarecer acerca da profissão que atuam. Por isso, é essencial que o psicopedagogo, assim como qualquer profissional da saúde, leia muito, para se manter atualizado.

Sou amante de livros e os considero essenciais para a evolução do estudante e do profissional.

livros de psicopedagia

Livros de Psicopedagogia

Seleção de Livros de Psicopedagogia para Profissionais e estudantes:

01. Alfabetização em Processo, de Emília Ferreiro

Esse é um livro clássico sobre o processo de alfabetização com crianças.Explica como a alfabetização ocorre no cérebro, como estimular a criança e como o processo da alfabetização vai abrir as portas para inúmeros outros conhecimentos.


02. Manual prático do Diagnóstico Psicopedagógico Clínico, de Simaia Sampaio

Este é um livro super importante para todo psicopedagogo iniciante, fornece subsídios a formação inicial e a formação continuada daqueles que já se encontram no exercício da profissão.


03. Desenvolvimento e Aprendizagem, de Alysson Carvalho

Tratando da construção social e cultural da infância, esse livro traz a perspectiva da criança, que através das suas ações como brincadeiras, imitações, repetições e interações sociais, constrói seu mundo em cima de produções simbólicas.


04. Dificuldades de Aprendizagem, Detecção e estratégias de ajuda – de Ana Maria Salgado Gómez, Nora Espinosa Terán.

Um livro para responder a pequenas e grandes perguntas sobre os problemas de aprendizagem que continuamente são propostos às famílias.

Oferece ferramentas de trabalho aos envolvidos de uma forma ou de outra, com a educação.


05. Avaliação Psicopedagógica, recursos para a prática, de Rosa Maria Junqueira Scicchitano e Maria Irene Siqueira Castanho (organizadoras)

Este livro aborda a avaliação psicopedagógica e considera as diferentes formas e agentes de intervenção psicopedagógica.

Um tema fundamental para a compreensão dos recursos mediadores para o processo de aprendizagem, a aplicabilidade desses instrumentos e a interpretação dos resultados ali revelados.


Está gostando do artigo? Cadastre-se e receba as atualizações do blog!


06. Psicopedagogia clínica, uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar, de Maria Lúcia Lemme Weiss.

O livro mostra, claramente, a complexidade do fazer psicopedagógico e, por isso mesmo, não deixa o seu leitor desamparado. Abastece-o de um saber prático de experiência, feito e iluminado por algumas teorias, pois segundo Weiss, o exercício da psicopedagogia não é para quem quer; é, sobretudo, para quem pode.

Não basta o domínio teórico, já que seu exercício é meta-teórico e supõe, por parte do profissional, uma percepção refinadamente seletiva e crítica.


07. Técnicas de Diagnóstico Psicopedagógico, o diagnóstico clínico na abordagem interacionista, de Leila Sara José Chamat

A leitura deste livro instrumentaliza o profissional que atua diretamente com os pacientes portadores de dificuldades de aprendizagem, na área clínica.

A leitura e apreensão dele auxiliam o psicopedagogo ou profissional que trabalha em Instituição escolar, a fim de melhor compreender o fracasso escolar e ainda conscientizar-se do trabalho do psicopedagógico.

O autor desmente alguns mitos a esse respeito, principalmente de que o psicopedagogo e o reforço escolar caminham juntos, pois tanto a história da psicopedagogia como a práxis e o eixo teórico, demonstram que ambos são duas coisas distintas.


08. A psicopedagogia no Brasil, Contribuições a partir da prática, de Nádia A. Bossa

Todo profissional, seja em formação ou já formado precisa conhecer a história da psicopedagogia. A autora mostra o caminho percorrido pela psicopedagogia na história e nos ensina que a psicopedagogia não é um saber “único e acabado”, mas um saber aberto, que se constitui a partir da sua própria eficiência enquanto processo prático.


09. Como aprendemos, A surpreendente verdade sobre quando, como e por que o aprendizado acontece, de Benedict Carey

A ciência da aprendizagem é, no fundo, um estudo do funcionamento do músculo mental – o cérebro vivo – e de como ele gerencia o fluxo contínuo de visões, sons e aromas da vida diária.

Este livro é uma revelação, Benedict apresenta suas mais fascinantes, surpreendentes e valiosas descobertas, com clareza e entusiasmo.


10. Avaliação psicopedagógica da criança de sete a onze anos, de Vera Barros de Oliveira e Nádia A. Bossa (organizadoras)

Mais uma obra que visa a instrumentalização do profissional cujo trabalho requeira compreender melhor o que se passa com a criança.

A aprendizagem sistemática, aquela que acontece na escola, é a prioridade na vida da criança nesta fase, neste período constitui-se o pilar de toda a escolaridade, a qualidade dessa relação pode ser positiva ou negativa.


Finalizando

Então, você já conhecia alguns destes livros de psicopedagogia?

Eu tenho todos em minha estante, acho super importante tê-los à mão para uma consulta ou pesquisa, estar amparado por uma fundamentação teórica é fundamental para que tenhamos sucesso em qualquer profissão. Não se esqueça disso, vale a pena o investimento e você pode comprar a maioria destes livros nas melhores livrarias do Brasil.

Você tem algum outro livro para recomendar e que você acha que deveria estar na lista? Deixe o seu comentário!

 

Inêz Kwiecinski
Psicopedagoga Clínica com especialização em Neuropsicopedagogia.
É diretora do Espaço PsicoEnvolver, clínica multidisciplinar que tem a missão de ajudar no desenvolvimento de crianças com dificuldades de aprendizado. Escreve para o Blog PsicoEnvolver.

Compartilhe este artigo!