Ler Artigo

Saiba como reconhecer o bom funcionamento das Funções Executivas.

Maria Geci Mallmann   /   Dicas para Psicopedagogas, Para a escola   /   Deixe um comentário

Neste artigo vamos estudar e entender sobre as Funções Executivas e a sua importância para a aprendizagem. As Funções Executivas (FE) são um conjunto de habilidades integradas que visam um objetivo, ou seja, são as habilidades cognitivas que nos permitem controlar e regular nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações diante dos conflitos ou das distrações. Este conjunto de habilidade, atua para a realização de uma Meta especifica:  onde o …

Ler Artigo

Emoção na Aprendizagem: O colorido da vida! Saiba como a emoção influencia na aprendizagem.

Maria Geci Mallmann   /   Para a escola, Para os pais, Para os Professores   /   1 Comentário

Neste artigo você entenderá a influência da Emoção na Aprendizagem. Mais um ano letivo se inicia, professores planejando suas aulas, equipe diretiva a todo vapor, alunos curiosos para saber mais sobre seus professores e colegas, pais ansiosos, todos unidos para que esse grande evento aconteça da maneira mais prazerosa possível. Podemos pensar que todas essas pessoas mencionadas estarão vivenciando um turbilhão de sentimentos, e o maior deles será a emoção. …

Ler Artigo

Tudo o que você precisa saber para escrever um ótimo parecer descritivo.

Inêz Kwiecinski   /   Para a escola, Para os Professores   /   1 Comentário

Na psicopedagogia ao recebermos uma criança para avaliarmos, na maioria das vezes recebemos também o “Parecer Descritivo” daquela criança, um documento elaborado pela professora e disponibilizado pela escola onde a criança frequenta. Vamos te contar agora tudo o que você precisa saber para escrever um ótimo parecer descritivo. Este Parecer Descritivo nada mais é do que uma análise ou uma avaliação realizada ou, ainda, um diagnóstico em que o professor …

Ler Artigo

O que vem depois da avaliação psicopedagógica?

Inêz Kwiecinski   /   Dicas para Psicopedagogas, Para a escola, Para os pais   /   1 Comentário

A avaliação psicopedagógica é o primeiro passo para o diagnóstico do indivíduo com dificuldades de aprendizagem. Mas, e o que vem depois da avaliação? Por quê é importante continuar? Precisamos avaliar o que o sujeito sabe e o que ele ainda não sabe para que possamos traçar um plano de ação para que a sua aprendizagem aconteça de forma tranquila. A grande maioria das pessoas, tanto famílias como escolas, querem apenas que …