Dificuldades de aprendizagem

Dificuldades de aprendizagem na volta às aulas.

Inêz Kwiecinski   /   Para a escola, Para os pais   /   Deixe um comentário

Compartilhe este artigo!

Olá mamães e papais, neste mês de volta as aulas, o meu recado é para vocês! Neste artigo daremos dicas para lidar com as dificuldades de aprendizagem que podem surgir quando a criança retorna à escola.

As aulas recomeçaram e com elas as dúvidas e inquietações, não é mesmo? Será que o meu filho vai conseguir ler e escrever? Será que ele está entendendo tudo o que a professora está explicando em sala de aula? Será que ele tem ou terá dificuldades de aprendizagem? Será que vai acompanhar a turma?

Para alguns pais a preocupação vai além. É comum ouvir queixas do tipo: “nosso filho não para quieto, ele é hiperativo, não consegue ficar sentado, vai acabar tirando a concentração da turma toda, e ainda por cima não copia nada do quadro, seus cadernos vem com as atividades incompletas”. Nestes casos, a criança pode ter Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Para a criança, a volta as aulas pode ser vista como “volta à rotina chata e entendiante de estudar”. Ela precisa voltar a ter disciplina para continuar aprendendo e após as férias, onde a criança está “livre” para se divertir, gastar energia sem se preocupar com tarefas e obrigações por três meses, considera-se este, um feito difícil.

Ajuda profissional em parceria com o professor para auxiliar a criança

O TDAH (ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) tem tirado o sono de muitas famílias, pois as crianças não conseguem acompanhar o restante da turma pois tudo é motivo para distração, desatenção, ficam como se estivessem no mundo da lua.  E numa turma com trinta, ou muitas vezes quarenta alunos, fica difícil o professor dar conta de todos com a mesma atenção que cada um merece.

criança com dificuldade de aprendizagem

Criança com TDAH – dificuldade em focar um assunto.

No início do ano é comum os professores fazerem uma diagnose da turma para conhecer o que cada aluno já aprendeu, o que ele já sabe para então preparar suas aulas de acordo com o que a turma pode aprender, entendendo a dificuldade individual de cada aluno.

Para ajudar nesta tarefa, além da paciência e competência do professor, é sugerido aos pais que procurem ajuda psicopedagógica antes que os problemas se agravem e que o ano pareça perdido. O ideal é que se faça o acompanhamento desde o início do ano letivo. Isso facilita o processo de identificação das dificuldades de aprendizagem e permite o acompanhamento correto conforme elas surgem.

citação

Não deixe para o fim do semestre o que pode ser trabalhado de forma tranquila durante o ano.
.

A Psicopedagogia pode ajudar a criança com dificuldades de aprendizagem?

A psicopedagogia é uma área do conhecimento que se dedica ao estudo do processo de aprendizagem e como os diversos elementos envolvidos nesse processo podem facilitar ou prejudicar o seu desenvolvimento.

O psicopedagogo realiza o trabalho de prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizado escolar. As causas desta dificuldade podem ser de origem física (estrutura do sistema nervoso central e maturidade neurológica) ou psíquica (dificuldade de adaptação social, dificuldade de aceitação de regras de comportamento, falta de interesse e valorização do aprendizado etc.).

Qualquer uma dessas causas pode ocasionar sintomas como a falta de atenção e concentração e a dificuldade de compreensão e memorização.

O psicopedagogo tem como função detectar a origem do problema e, baseado nela, desenvolver atividades que criem momentos propícios que estimulem a aquisição de funções cognitivas que são pré-requisitos para as aprendizagens escolares.

A Avaliação e a Intervenção Psicopedagógica podem promover uma série de benefícios  às crianças que apresentam TDAH, Dislexia, Discalculia, ou outra dificuldade ou transtorno.

Entender como se dá a aprendizagem do seu filho, como fazer para ele aprender mais e melhor deve ser prioridade para que nossas crianças saiam da escola vitoriosos e possam trilhar um caminho de vitória tanto na vida pessoal como na vida profissional.

Procure ajuda profissional: o psicopedagogo vai avaliar as dificuldades que seu filho está apresentando e traçar um plano de trabalho individual para obter melhores resultados na escola.

Agende uma avaliação

Que tal agendar uma avaliação sem compromisso no Espaço PsicoEnvolver?

Ligue para (51) 3044-5886
Inêz Kwiecinski
Psicopedagoga Clínica com especialização em Neuropsicopedagogia.
É diretora do Espaço PsicoEnvolver, clínica multidisciplinar que tem a missão de ajudar no desenvolvimento de crianças com dificuldades de aprendizado. Escreve para o Blog PsicoEnvolver.

Compartilhe este artigo!