+10 livros que todo Psicopedagogo não pode deixar de ler

+10 livros que todo Psicopedagogo não pode deixar de ler

Esta lista com mais 10 sugestões de livros de psicopedagogia que todo profissional ou estudante de psicopedagogia não deveria deixar de ler já estava prometida há muito tempo. Se pensarmos em literatura sobre a psicopedagogia temos uma imensidão de títulos indispensáveis à nossa formação profissional, escolher quais os melhores não é uma tarefa muito fácil, mas vamos lá.

Durante meus sete anos de psicopedagogia me amparei muito em autores consagrados, alguns tive o privilégio de conhecer pessoalmente como a Alícia Fernandez, Dra Nádia Bossa, Simaia Sampaio, Sônia Moojen, entre outros.

Ter à mão esta coleção de livros com certeza fortalece a nossa prática. Não posso deixar de comentar aqui que a supervisão psicopedagógica e a psicoterapia são indispensáveis para que possamos garantir um excelente trabalho à comunidade escolar.

Ter em mente que a prática psicopedagógica vai muito além da sala de aula, avaliar uma criança e realizar a intervenção (acompanhamento) psicopedagógico desta mesma criança que apresenta uma dificuldades de aprendizagem não é e nunca será “dar aulas de reforço”.  Não cometam este equívoco: psicopedagoga não dá aulas de reforço!

Seleção de + 10 Livros de Psicopedagogia:

1 – Coleção Avaliação Psicopedagógica – Organizado por Vera Barros de Oliveira e Dra Nádia Bossa 

Avaliação Psicopedagógica da criança de zero à seis anos

O livro é um material didático para avaliação psicopedagógica de crianças de 0 a 6 anos. Oferece elementos necessários para a leitura das condições cognitivas, afetivas, neuropsicológicas, da linguagem e dinâmica familiar frente ao processo de aprendizagem. Sua orientação teórica e metodológica é baseada nos mais recentes estudos psíquicos na aprendizagem.

Avaliação Psicopedagógica da criança de sete à onze anos

É por volta dos sete aos oito anos que a criança inicia o chamado período operatório concreto. É uma fase transitória entre a ação e as estruturas lógicas mais gerais, que implicam uma combinação e uma estrutura de grupo, assentadas nas operações básicas de classes e relações. Este livro está voltado para a avaliação de crianças da faixa etária de 7 a 11 anos, oferecendo subsídios de avaliação que permitem detectar de forma preventiva fatores que possam comprometer um desenvolvimento sadio e um processo de escolaridade normal e até mesmo uma vida social regular.

Avaliação Psicopedagógica do Adolescente

Neste livro os autores procuram caracterizar a etapa da adolescência do aluno, buscando distinguir os comportamentos sadios dos que são patológicos no processo de desenvolvimento. Propõe procedimentos e técnicas de diagnóstico e intervenção, para identificar e tratar as causas dos problemas de aprendizagem e resgatar assim os recursos cognitivos do adolescente.

2 – Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem – Sara Paim

A autora une de forma inovadora a psicanálise, a teoria piagetiana e o materialismo histórico, oferecendo subsídios teóricos e práticos para qualificar o trabalho realizado com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem.

3 – A Inteligência Aprisionada: Abordagem Psicopedagógica Clínica da Criança e sua Família – Alícia Fernandez

A autora desenvolve uma abordagem clínica da criança e da família, descrevendo a dinâmica dos aspectos institucionais, familiares e subjetivos que permeiam o processo terapêutico eficaz dos problemas de aprendizagem mediante exemplos concretos. Esta é uma leitura obrigatória para psicopedagogos.

4 – Neurociência e Transtornos de Aprendizagem  –  Marta Pires Relvas

Livro ideal para profissionais da educação, pais e todos os responsáveis pelo processo de educar pessoas, conhecendo exatamente as dimensões que o humano possui na teia complexa da vida, que é o aprendizado. Qual o motivo que determinadas pessoas aprendem e outras não? Muitos fatores foram estudados, várias estratégias metodológicas foram aplicadas, porém uma inesgotável, sem dúvida nenhuma, é a biologia do afeto para acolher o humano que tem expectativas e curiosidades do que virá a aprender. É um livro para todos, com linguagem fácil, mostrando como a Neurociência pode ser aplicada em sala de aula, pelo funcionamento dos estímulos cerebrais, despertando inteligências com a biologia do afeto e amor, criando vínculos e conquistas solidária s em nosso cotidiano, por meio da observação, interação e acolhida a todos que aprendem.

5 – Manual de Assessoramento Psicopedagógico – Manuel Sanchez-Cano

Este livro é uma referência valiosa que abrange em suas propostas de intervenção todos os diferentes cenários em que se aprende e se ensina: família, escola e sociedade.

6 – Neurociência e Educação: Como o Cérebro Aprende – Ramon  M. Cosenza

O cérebro é responsável pela forma como processamos as informações, armazenamos o conhecimento e selecionamos nosso comportamento, dessa forma compreender seu funcionamento, seu potencial e as melhores estratégias de favorecer seu pleno desenvolvimento é foco principal de estudo e trabalho tanto dos profissionais da saúde mental como da educação.

7 – Psicopedagogia e Neurociência – Danielle Manera Ramalho

A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e os entraves que acontecem ao longo deste processo, seja por questões adquiridas durante o desenvolvimento humano ou de base neurológicas. O psicopedagogo (neuro – psicopedagogo) tem um papel importantíssimo no que diz respeito à avaliação e às intervenções que se façam necessárias neste momento para que se possam desatar os nós, favorecendo uma aprendizagem plena. A Psicopedagogia Clínica tem caráter preventivo e terapêutico. Está intervindo nas desordens da aprendizagem, já que temos conhecimento das áreas da Psicologia, abrangendo a Saúde Mental, a Fonoaudiologia, a Pedagogia e a Neurologia. Aplicamos testes e levantamos hipóteses diagnósticas por meio de sessões avaliativas. Este livro irá ajudar o profissional ou o aluno a organizar seus atendimentos de forma simples e eficaz e oferecendo subsídios para acolher as famílias que o procurarem.

8 –   Neurologia e Aprendizagem: Abordagem Multidisciplinar – Newra Tellechea Rotta

O desenvolvimento neurológico pode ser modificado pela aprendizagem? Quais são os fatores que interferem nesse processo? Cognição, aprendizagem e desenvolvimento neural estão interligados? Ou são elementos diferentes que se sobrepõem? O complexo processo cognitivo aparece neste livro sob a forma de intervenções práticas nos processos clínicos e em diferentes concepções teóricas. A partir dos relatos de profissionais de áreas como neurologia, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia, é possível construir novas formas de pensar e agir clinicamente. Esta obra mostra como, por meio do lúdico, novos caminhos neurais e subjetivos tomam forma e possibilitam que crianças reconfigurem seus modos de aprender, viver e compreender o mundo. Temas abordados neste livro: Transtorno do espectro autista; Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade; Deficiência intelectual; Paralisia cerebral; Transtornos específicos da aprendizagem: dislexia e discalculia; Transtornos motores: dispraxias; Dificuldades ligadas às funções executivas; Tecnologias assistivas e reabilitação para crianças com transtornos do desenvolvimento.

9 – Cognição, Neuropsicologia e Aprendizagem: Abordagem Neuropsicológica e Psicopedagógica – Vitor da Fonseca

Embora a educação cognitiva tenha uma herança de quase 100 anos, os conceitos aplicados em sala de aula são recentes. Por este motivo, este livro vem introduzir conceitos teóricos e procedimentos de avaliação dinâmica, que podem ser agrupados como componentes de uma educação cognitiva. Enfim, um valioso instrumento de trabalho para os profissionais e os estudantes de psicologia, pedagogia, de educação especial e reabilitação.

10 – Tarefas Para Avaliação Neuropsicológica: Avaliação de Linguagem e Funções Executivas em Crianças – Vol. 1 – Rochele Paz Fonseca

Neste volume é apresentado um conjunto de tarefas para avaliação neuropsicológica de componentes da linguagem oral, da linguagem escrita e das funções executivas, de forma combinada, que podem auxiliar o processo de avaliação da cognição e da comunicação de crianças com 6 a 12 anos de idade, como parte de baterias flexíveis desenvolvidas caso a caso pelo examinador responsável. O objetivo da obra é a apresentação, na íntegra, da padronização para aplicação, pontuação e interpretação clínica e das normas de desempenho nas tarefas de: – Fluência Verbal – FV – Análise das Estratégias de Evocação da Fluência Verbal – Geração Aleatória de Números – GAN – Teste Hayling – Discurso Narrativo Oral – DNOI – Discurso Narrativo Escrito – DNEI

Para finalizar

Como eu disse, há uma gama enorme de títulos excelentes que devemos conhecer.

Então, você já conhecia alguns destes livros de psicopedagogia?

Eu tenho todos em minha estante, acho super importante tê-los à mão para uma consulta ou pesquisa, estar amparado por uma fundamentação teórica é fundamental para que tenhamos sucesso em qualquer profissão. Não se esqueça disso, vale a pena o investimento e você pode comprar a maioria destes livros clicando no título do livro, um link vai te direcionar à Amazon, uma da melhores livrarias do Brasil.

Não esqueça de deixar seu comentário! Boa leitura.

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2 comentários em “+10 livros que todo Psicopedagogo não pode deixar de ler”

  1. Avatar
    José Augusto de Mattos Filho

    Gostaria de adquirir os livros sou do Rio de Janeiro capital tenho formação em Educação Física atuando numa Sala de Recursos Multifuncional na Prefeitura do Rio de Janeiro…adorei a página…estou fazendo TCC de minha em psicopedagoga clínica e institucional
    Cel 21 995180257
    email guthojr@hotmail.com
    Abraços
    Gutho Mattos

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