Horário hoje:
Fale conosco:

+10 livros que todo Psicopedagogo não pode deixar de ler

escrito por:

Inez Kwiecinski

atualizado em:

15 de outubro de 2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Se você é psicopedagogo ou está cursando sua especialização, esta lista vai te ajudar muito!

Todos sabemos que um bom livro pode mudar uma vida – ensinando novas habilidades, novos pontos de vista, novas técnicas e estratégias, além de esclarecer acerca da profissão que irá atuar.

Por isso, é essencial que o psicopedagogo, assim como qualquer outro profissional da saúde, leia muito para se manter atualizado.

Para complementar o artigo anterior onde eu também trago uma lista de leituras importantes eu separei +10 leituras essenciais para o psicopedagogo aprimorar seus conhecimentos e compreender melhor seus aprendentes e suas dificuldades.

Vamos à nossa lista com novas sugestões de leitura para você, psicopedagogo:

#1. Alfabetização em Processo

Autora: Emilia Ferreiro
Editora: Cortez Editora
Páginas: 190 páginas

Esse é um livro clássico sobre o processo de alfabetização de crianças e explica como a alfabetização ocorre no cérebro, também explora maneiras de estimular a criança e mostra como o processo da alfabetização vai abrir as portas para inúmeros outros conhecimentos.

Emilia Ferreiro aprofunda um aspecto importante no processo de construção da leitura e escrita: problema cognitivo envolvido no estabelecimento da relação entre o todo e as partes que o constituem. 

A autora nos mostra que a criança elabora uma séria de hipóteses produzidas por meio da construção de princípios organizadores, resultados não só de vivências externas mas também por um processo interno. 

Mostra também como a criança assimila seletivamente as informações disponíveis e como interpreta textos escritos antes de compreender a relação entre as letras e os sons da linguagem

#2. Manual prático do Diagnóstico Psicopedagógico Clínico

Autora: Simaia Sampaio
Editora: Wak 7ª edição
Páginas: 172 páginas

Este é um livro super importante para todo psicopedagogo iniciante, pois fornece subsídios à formação inicial e continuada daqueles que já se encontram no exercício da profissão.

Neste manual, de maneira prática e objetiva, a autora descreve minuciosamente os passos e a aplicação das técnicas usadas no diagnóstico psicopedagógico clínico baseado na Epistemologia Convergente. 

Como professora de pós-graduação e supervisora de psicopedagogos, observa a dificuldade que os alunos encontram em unir todas as etapas do diagnóstico para realização do estágio e, mesmo depois de formados, eles sentem dificuldades ao iniciar seu atendimento clínico, por causa da ausência de material de apoio. 

Por isso, descreve aqui, passo a passo, a realização do Contrato Inicial, EOCA, Provas Operatórias, Técnicas Projetivas, Outros Testes, Anamnese, Devolução e Informe Psicopedagógico.

#3. Desenvolvimento e Aprendizagem

Autora: Alysson Carvalho
Editora: UFMG
Páginas: 144 páginas

Tratando da construção social e cultural da infância, esse livro traz a perspectiva da criança, que através das suas ações como brincadeiras, imitações, repetições e interações sociais, constrói seu mundo em cima de produções simbólicas. 

Este volume busca estabelecer um diálogo com o leitor na perspectiva de aperfeiçoar o seu trabalho como mediador para o desenvolvimento da criança de zero a seis anos.

A linguagem acessível e a experiência dos autores com a educação Infantil são elementos facilitadores para instrumentalizar, sobretudo, os profissionais desta área, objetivando a construção de uma prática pedagógica cada vez mais intencional e consequente.

#4. Dificuldades de Aprendizagem, Detecção e Estratégias de Ajuda

Um livro para responder a pequenas e grandes perguntas sobre os problemas de aprendizagem que continuamente são propostos às famílias.

Oferece ferramentas de trabalho aos envolvidos de uma forma ou de outra, com a educação.

#5. Dificuldades de Aprendizagem, Detecção e Estratégias de Ajuda

Um livro para responder a pequenas e grandes perguntas sobre os problemas de aprendizagem que continuamente são propostos às famílias.

Oferece ferramentas de trabalho aos envolvidos de uma forma ou de outra, com a educação.


5 –Avaliação Psicopedagógica, recursos para a prática – Rosa Maria Junqueira Scicchitano e Maria Irene Siqueira Castanho (organizadoras)

A Comissão Científica da ABPp fez um cuidadoso trabalho para a definição dos temas, a escolha dos autores e a revisão dos textos, visando à produção de um livro que considerasse o exercício da atividade do psicopedagogo como sendo algo intrinsecamente ligado à tarefa de avaliar, mediar e intervir.

É um livro acessível a profissionais e estudantes de Psicopedagogia no qual se conseguiu destilar a grande experiência acumulada pelos autores nos seus longos anos de atividades profissionais, mais especificamente na avaliação dos processos de aprendizagem e considerando as diferentes formas e agentes de intervenção psicopedagógica.

Esta obra aborda, portanto, um tema fundamental para a compreensão dos recursos mediadores para a avaliação do processo aprendizagem, a aplicabilidade desses instrumentos e a interpretação dos resultados ali revelados.

Está gostando da seleção de livros? Compartilhe!

 

6 -Psicopedagogia clínica, uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar – Maria Lúcia Lemme Weiss.

O livro mostra, claramente, a complexidade do fazer psicopedagógico e, por isso mesmo, não deixa o seu leitor desamparado. Abastece-o de um saber prático de experiência, feito e iluminado por algumas teorias, pois segundo Weiss, o exercício da psicopedagogia não é para quem quer; é, sobretudo, para quem pode.

Não basta o domínio teórico, já que seu exercício é meta-teórico e supõe, por parte do profissional, uma percepção refinadamente seletiva e crítica.

Este livro trata da aprendizagem humana e dos diversos fatores que conduzem ao fracasso escolar. Para um diagnóstico completo das causas dos problemas de aprendizagem da criança/adolescente, é necessário avaliar diversos aspectos: orgânicos, cognitivos, emocionais, sociais e pedagógicos ― lembrando sempre que as dificuldades de aprendizagem na escola podem ser causadas por um ou mais desses aspectos, não sendo eles, necessariamente, excludentes.

Adotado em cursos de graduação, especialização e pós-graduação, desmistifica a ideia de que o fracasso escolar seja sempre decorrente do aluno ou da família. Muitas vezes, a maneira de a escola ensinar, seu modo de explicar e sua linguagem podem ser os verdadeiros responsáveis pelo fracasso do aluno na escola.

“É [um] livro para ser lido não apenas por psicopedagogos, mas por todos os profissionais que atuam na escola: professores, orientadores, supervisores e administradores. De preferência, ainda no período de formação, como as licenciaturas e últimos períodos do curso de Pedagogia. Ficará claro para cada um que não existe ato praticado na escola que seja inócuo e que cada um destes atos, de alguma maneira, afeta a sala de aula, atinge o aluno”. (Welitom Vieira dos Santos, professor da Faculdade de Educação da UFRJ).

7 – Técnicas de Diagnóstico Psicopedagógico, o diagnóstico clínico na abordagem interacionista – Leila Sara José Chamat

A leitura deste livro instrumentaliza o profissional que atua diretamente com os pacientes portadores de dificuldades de aprendizagem, na área clínica.

A leitura e apreensão dele auxiliam o psicopedagogo ou profissional que trabalha em Instituição escolar, a fim de melhor compreender o fracasso escolar e ainda conscientizar-se do trabalho do psicopedagógico.

O autor desmente alguns mitos a esse respeito, principalmente de que o psicopedagogo e o reforço escolar caminham juntos, pois tanto a história da psicopedagogia como a práxis e o eixo teórico, demonstram que ambos são duas coisas distintas.


8 – A psicopedagogia no Brasil, Contribuições a partir da prática – Nádia A. Bossa

Todo profissional, seja em formação ou já formado precisa conhecer a história da psicopedagogia. A autora mostra o caminho percorrido pela psicopedagogia na história e nos ensina que a psicopedagogia não é um saber “único e acabado”, mas um saber aberto, que se constitui a partir da sua própria eficiência enquanto processo prático.

A Psicopedagogia constitui um conjunto de práticas institucionalizadas de intervenção no campo da aprendizagem, seja no âmbito da prevenção, seja no diagnóstico e no tratamento das dificuldades de aprendizagem, ou ainda, na intervenção específica no processo de aprendizagem escolar.

Seus domínios específicos são: o sujeito do conhecimento, o agente de transmissão e as dimensões constitutivas dos mesmos, logo o sujeito-objeto da Psicopedagogia é o ser humano contextualizado em situação de aprendizagem. O enfoque de pesquisa e trabalho psicopedagógico é multidimensional, no qual estão contemplados os fatores constitucional/biológico, cognitivo, afetivo, sociocultural e pedagógico, em determinado momento histórico de cada pessoa ou grupo, afetando a busca e a compreensão dos conhecimentos.

A Psicopedagogia deve aproximar-se dos obstáculos presentes na construção do conhecimento e na relação com o saber; da prática educativa na interseção com as particularidades subjetivas, sociais e culturais das pessoas e instituições; da relação entre pensamento meditativo e subjetividade; e das interações do homem com o mundo. Dessa forma, o olhar da Psicopedagogia sobre a aprendizagem e o processo ensino-aprendizagem se dá pela análise de comportamentos cognitivo-intelectual e simbólico-afetivo na produção de conhecimento.


9 – Como Aprendemos – A surpreendente verdade sobre quando, como e por que o aprendizado acontece –  Benedict Carey

A ciência da aprendizagem é, no fundo, um estudo do funcionamento do músculo mental – o cérebro vivo – e de como ele gerencia o fluxo contínuo de visões, sons e aromas da vida diária.

Este livro é uma revelação, Benedict apresenta suas mais fascinantes, surpreendentes e valiosas descobertas, com clareza e entusiasmo.


10 – Avaliação psicopedagógica da criança de sete a onze anos – Vera Barros de Oliveira e Nádia A. Bossa (organizadoras)

Mais uma obra que visa a instrumentalização do profissional cujo trabalho requeira compreender melhor o que se passa com a criança. Este livro está voltado para a avaliação de crianças da faixa etária de 7 a 11 anos, oferecendo subsídios de avaliação que permitem detectar de forma preventiva fatores que possam comprometer um desenvolvimento sadio e um processo de escolaridade normal e até mesmo uma vida social regular.

A aprendizagem sistemática, aquela que acontece na escola, é a prioridade na vida da criança nesta fase, neste período constitui-se o pilar de toda a escolaridade, a qualidade dessa relação pode ser positiva ou negativa.


Finalizando

Então, você já conhecia alguns destes livros de psicopedagogia?

Eu tenho todos em minha estante, acho super importante tê-los à mão para uma consulta ou pesquisa, estar amparado por uma fundamentação teórica é fundamental para que tenhamos sucesso em qualquer profissão. Não se esqueça disso, vale a pena o investimento e você pode comprar a maioria destes livros clicando no título do livro, um link vai te direcionar à Amazon, uma da melhores livrarias do Brasil.

Você tem algum outro livro para recomendar e que você acha que deveria estar na lista? Deixe o seu comentário

Deixe seu comentário sobre o artigo:

2 respostas

  1. Gostaria de adquirir os livros sou do Rio de Janeiro capital tenho formação em Educação Física atuando numa Sala de Recursos Multifuncional na Prefeitura do Rio de Janeiro…adorei a página…estou fazendo TCC de minha em psicopedagoga clínica e institucional
    Cel 21 995180257
    email guthojr@hotmail.com
    Abraços
    Gutho Mattos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Outros artigos que podem te interessar:

Psicomotricidade, o que é e como este profissional pode ajudar.

Psicomotricidade, é um termo usado para uma concepção de movimento coordenado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito...

Autismo e Covid

A pandemia de Covid-19 trouxe repercussões bastante significativas para o cotidiano de pessoas com o espectro autista, impactando suas rotinas...

+10 livros que todo Psicopedagogo não pode deixar de ler

Se você é psicopedagogo ou está cursando sua especialização, esta lista vai te ajudar muito! Todos sabemos que um bom...

Transforme o Processo de Alfabetização Do Seu Filho Hoje Mesmo

Ao longo de vários anos venho me deparando com os entraves na aprendizagens das crianças,  percebo que a cada ano...

O Que Esperar Do Retorno às Aulas Pós Pandemia?

A pandemia do CORONA vírus atrapalhou a vida escolar de todos os estudantes. As aulas foram suspensas fazendo com que...

10 Estratégias Para Potencializar a Compreensão Leitora Do Seu Filho

Isso já aconteceu com você? Você está lendo um livro divertido com seu filho, chega a um ponto emocionante ou crucial...

Psicomotricidade, o que é e como este profissional pode ajudar.

Psicomotricidade, é um termo usado para uma concepção de movimento coordenado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito...

Autismo e Covid

A pandemia de Covid-19 trouxe repercussões bastante significativas para o cotidiano de pessoas com o espectro autista, impactando suas rotinas...

+10 livros que todo Psicopedagogo não pode deixar de ler

Se você é psicopedagogo ou está cursando sua especialização, esta lista vai te ajudar muito! Todos sabemos que um bom...

Transforme o Processo de Alfabetização Do Seu Filho Hoje Mesmo

Ao longo de vários anos venho me deparando com os entraves na aprendizagens das crianças,  percebo que a cada ano...

O Que Esperar Do Retorno às Aulas Pós Pandemia?

A pandemia do CORONA vírus atrapalhou a vida escolar de todos os estudantes. As aulas foram suspensas fazendo com que...

10 Estratégias Para Potencializar a Compreensão Leitora Do Seu Filho

Isso já aconteceu com você? Você está lendo um livro divertido com seu filho, chega a um ponto emocionante ou crucial...

Somos especialistas na área de Saúde e Educação e buscamos o desenvolvimento saudável de pessoas com dificuldade de aprendizado e outros transtornos.

Prestamos atendimentos em psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, nutrição, psicomotricidade e terapia ocupacional em Alvorada/RS.

Ir para a página principal.

OPINIÕES DE CLIENTES

© 2022 PsicoEnvolver. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 20.202.696/0001-46 – Rua Suíça, 67 – Pda. 47 – Passo do Feijó, Alvorada/RS

Imagens e vetores por storyset.com e freepik.com

Nós coletamos dados de navegação para finalidades analíticas e funcionais apenas. Ao continuar você concorda com o uso de cookies 🍪