Psicomotricidade, é um termo usado para uma concepção de movimento coordenado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.
“A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial.” (Costa,2002)
O psicomotricista é o profissional que atua na conexão da saúde, da educação e da cultura, avaliando, prevenindo, cuidando e pesquisando o indivíduo na relação com o ambiente e os processos de desenvolvimento.
O objetivo do psicomotricista é atuar nas dimensões do esquema e da imagem corporal em conformidade com o movimento, a afetividade e a cognição.
O psicomotricista realiza atividades que trabalham o corpo e o movimento, a inteligência e o afeto.
O intuito é que a pessoa tenha uma percepção de si mesma, por meio das sensações e relações entre o corpo e o exterior.
Como a psicomotricidade contribui com os autistas
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é considerado uma disfunção global do desenvolvimento. Tendo as capacidades de comunicação, de socialização e de comportamentos afetadas.
O psicomotricista contribui realizando intervenções que estimulam o movimento corporal, notando as mensagens não verbais da criança. Auxiliando na interação do autista com a sociedade ao melhorar suas habilidades cognitivas, afetivas e emocionais.
Alguns benefícios da psicomotricidade para autistas:
- Ajuda a criança autista a descobrir o seu corpo, seu espaço e o mundo à sua volta;
- Melhora da percepção de estímulos por meio dos seus sentidos, sensações e sentimentos;
- Melhora as relações afetivas e emocionais;
- Desenvolve a parte sensorial, a motora, a linguagem e a capacidade de perceber ambientes sociais;
- Permite que o autista desenvolva habilidades ao apropriar-se de sua imagem e esquema corporal e da consciência de seu corpo dentro de um ambiente ou de um contexto.
É muito importante que a criança autista tenha o apoio da sua família e dos profissionais da sua escola, incentivando-os a realizar os exercícios de psicomotricidade indicadas pelo profissional que o acompanha para que consigam desenvolver suas habilidades.