10 livros que todo Psicopedagogo deveria ler

10 livros que todo Psicopedagogo deveria ler

Preparei esta lista com 10 sugestões de livros de psicopedagogia que todo profissional ou estudante de psicopedagogia deveriam ler, então se você é psicopedagogo ou está cursando sua especialização, você está no lugar certo: são dez leituras essenciais para o psicopedagogo aprimorar seus conhecimentos e compreender melhor seus aprendentes e suas dificuldades.

Todos sabem que um bom livro pode mudar uma vida – ensinando novas habilidades, novos pontos de vista, novas técnicas e estratégias, além de esclarecer acerca da profissão que irá atuar. Por isso, é essencial que o psicopedagogo, assim como qualquer outro profissional da saúde, leia muito para se manter atualizado.

Sou amante de livros e os considero essenciais para evolução profissional, escolhi os principais para quem está começando na psicopedagogia, a lista é longa, temos uma bibliografia enorme e muito importante para nosso aprendizado, portanto, em breve farei uma nova seleção de livros.

Seleção de Livros de Psicopedagogia para Profissionais e estudantes:

1 – Alfabetização em Processo – Emília Ferreiro

Esse é um livro clássico sobre o processo de alfabetização com crianças. Explica como a alfabetização ocorre no cérebro, como estimular a criança e como o processo da alfabetização vai abrir as portas para inúmeros outros conhecimentos.

Emilia Ferreiro aprofunda um aspecto importante no processo de construção da leitura e escrita: problema cognitivo envolvido no estabelecimento da relação entre o todo e as partes que o constituem. A autora nos mostra que a criança elabora uma séria de hipóteses produzidas por meio da construção de princípios organizadores, resultados não só de vivências externas mas também por um processo interno. Mostra também como a criança assimila seletivamente as informações disponíveis e como interpreta textos escritos antes de compreender a relação entre as letras e os sons da linguagem.


2 – Manual prático do Diagnóstico Psicopedagógico Clínico, de Simaia Sampaio

Este é um livro super importante para todo psicopedagogo iniciante, fornece subsídios a formação inicial e a formação continuada daqueles que já se encontram no exercício da profissão.

Neste manual, de maneira prática e objetiva, a autora descreve minuciosamente os passos e a aplicação das técnicas usadas no diagnóstico psicopedagógico clínico baseado na Epistemologia Convergente. Como professora de pós-graduação e supervisora de psicopedagogos, observa a dificuldade que os alunos encontram em unir todas as etapas do diagnóstico para realização do estágio e, mesmo depois de formados, eles sentem dificuldades ao iniciar seu atendimento clínico, por causa da ausência de material de apoio. Por isso, descreve aqui, passo a passo, a realização do Contrato Inicial, EOCA, Provas Operatórias, Técnicas Projetivas, Outros Testes, Anamnese, Devolução e Informe Psicopedagógico.


3 –  Desenvolvimento e Aprendizagem, de Alysson Carvalho

Tratando da construção social e cultural da infância, esse livro traz a perspectiva da criança, que através das suas ações como brincadeiras, imitações, repetições e interações sociais, constrói seu mundo em cima de produções simbólicas. Este volume busca estabelecer um diálogo com o leitor na perspectiva de aperfeiçoar o seu trabalho como mediador para o desenvolvimento da criança de zero a seis anos. A linguagem acessível e a experiência dos autores com a educação Infantil são elementos facilitadores para instrumentalizar, sobretudo, os profissionais desta área, objetivando a construção de uma prática pedagógica cada vez mais intencional e consequente.


4 – Dificuldades de Aprendizagem, Detecção e estratégias de ajuda – de Ana Maria Salgado Gómez, Nora Espinosa Terán.

Um livro para responder a pequenas e grandes perguntas sobre os problemas de aprendizagem que continuamente são propostos às famílias.

Oferece ferramentas de trabalho aos envolvidos de uma forma ou de outra, com a educação.


5 –Avaliação Psicopedagógica, recursos para a prática – Rosa Maria Junqueira Scicchitano e Maria Irene Siqueira Castanho (organizadoras)

A Comissão Científica da ABPp fez um cuidadoso trabalho para a definição dos temas, a escolha dos autores e a revisão dos textos, visando à produção de um livro que considerasse o exercício da atividade do psicopedagogo como sendo algo intrinsecamente ligado à tarefa de avaliar, mediar e intervir.

É um livro acessível a profissionais e estudantes de Psicopedagogia no qual se conseguiu destilar a grande experiência acumulada pelos autores nos seus longos anos de atividades profissionais, mais especificamente na avaliação dos processos de aprendizagem e considerando as diferentes formas e agentes de intervenção psicopedagógica.

Esta obra aborda, portanto, um tema fundamental para a compreensão dos recursos mediadores para a avaliação do processo aprendizagem, a aplicabilidade desses instrumentos e a interpretação dos resultados ali revelados.

6 -Psicopedagogia clínica, uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar – Maria Lúcia Lemme Weiss.

O livro mostra, claramente, a complexidade do fazer psicopedagógico e, por isso mesmo, não deixa o seu leitor desamparado. Abastece-o de um saber prático de experiência, feito e iluminado por algumas teorias, pois segundo Weiss, o exercício da psicopedagogia não é para quem quer; é, sobretudo, para quem pode.

Não basta o domínio teórico, já que seu exercício é meta-teórico e supõe, por parte do profissional, uma percepção refinadamente seletiva e crítica.

Este livro trata da aprendizagem humana e dos diversos fatores que conduzem ao fracasso escolar. Para um diagnóstico completo das causas dos problemas de aprendizagem da criança/adolescente, é necessário avaliar diversos aspectos: orgânicos, cognitivos, emocionais, sociais e pedagógicos ― lembrando sempre que as dificuldades de aprendizagem na escola podem ser causadas por um ou mais desses aspectos, não sendo eles, necessariamente, excludentes.

Adotado em cursos de graduação, especialização e pós-graduação, desmistifica a ideia de que o fracasso escolar seja sempre decorrente do aluno ou da família. Muitas vezes, a maneira de a escola ensinar, seu modo de explicar e sua linguagem podem ser os verdadeiros responsáveis pelo fracasso do aluno na escola.

“É [um] livro para ser lido não apenas por psicopedagogos, mas por todos os profissionais que atuam na escola: professores, orientadores, supervisores e administradores. De preferência, ainda no período de formação, como as licenciaturas e últimos períodos do curso de Pedagogia. Ficará claro para cada um que não existe ato praticado na escola que seja inócuo e que cada um destes atos, de alguma maneira, afeta a sala de aula, atinge o aluno”. (Welitom Vieira dos Santos, professor da Faculdade de Educação da UFRJ).

7 – Técnicas de Diagnóstico Psicopedagógico, o diagnóstico clínico na abordagem interacionista – Leila Sara José Chamat

A leitura deste livro instrumentaliza o profissional que atua diretamente com os pacientes portadores de dificuldades de aprendizagem, na área clínica.

A leitura e apreensão dele auxiliam o psicopedagogo ou profissional que trabalha em Instituição escolar, a fim de melhor compreender o fracasso escolar e ainda conscientizar-se do trabalho do psicopedagógico.

O autor desmente alguns mitos a esse respeito, principalmente de que o psicopedagogo e o reforço escolar caminham juntos, pois tanto a história da psicopedagogia como a práxis e o eixo teórico, demonstram que ambos são duas coisas distintas.


8 – A psicopedagogia no Brasil, Contribuições a partir da prática – Nádia A. Bossa

Todo profissional, seja em formação ou já formado precisa conhecer a história da psicopedagogia. A autora mostra o caminho percorrido pela psicopedagogia na história e nos ensina que a psicopedagogia não é um saber “único e acabado”, mas um saber aberto, que se constitui a partir da sua própria eficiência enquanto processo prático.

A Psicopedagogia constitui um conjunto de práticas institucionalizadas de intervenção no campo da aprendizagem, seja no âmbito da prevenção, seja no diagnóstico e no tratamento das dificuldades de aprendizagem, ou ainda, na intervenção específica no processo de aprendizagem escolar.

Seus domínios específicos são: o sujeito do conhecimento, o agente de transmissão e as dimensões constitutivas dos mesmos, logo o sujeito-objeto da Psicopedagogia é o ser humano contextualizado em situação de aprendizagem. O enfoque de pesquisa e trabalho psicopedagógico é multidimensional, no qual estão contemplados os fatores constitucional/biológico, cognitivo, afetivo, sociocultural e pedagógico, em determinado momento histórico de cada pessoa ou grupo, afetando a busca e a compreensão dos conhecimentos.

A Psicopedagogia deve aproximar-se dos obstáculos presentes na construção do conhecimento e na relação com o saber; da prática educativa na interseção com as particularidades subjetivas, sociais e culturais das pessoas e instituições; da relação entre pensamento meditativo e subjetividade; e das interações do homem com o mundo. Dessa forma, o olhar da Psicopedagogia sobre a aprendizagem e o processo ensino-aprendizagem se dá pela análise de comportamentos cognitivo-intelectual e simbólico-afetivo na produção de conhecimento.


9 – Como Aprendemos – A surpreendente verdade sobre quando, como e por que o aprendizado acontece –  Benedict Carey

A ciência da aprendizagem é, no fundo, um estudo do funcionamento do músculo mental – o cérebro vivo – e de como ele gerencia o fluxo contínuo de visões, sons e aromas da vida diária.

Este livro é uma revelação, Benedict apresenta suas mais fascinantes, surpreendentes e valiosas descobertas, com clareza e entusiasmo.


10 – Avaliação psicopedagógica da criança de sete a onze anos – Vera Barros de Oliveira e Nádia A. Bossa (organizadoras)

Mais uma obra que visa a instrumentalização do profissional cujo trabalho requeira compreender melhor o que se passa com a criança. Este livro está voltado para a avaliação de crianças da faixa etária de 7 a 11 anos, oferecendo subsídios de avaliação que permitem detectar de forma preventiva fatores que possam comprometer um desenvolvimento sadio e um processo de escolaridade normal e até mesmo uma vida social regular.

A aprendizagem sistemática, aquela que acontece na escola, é a prioridade na vida da criança nesta fase, neste período constitui-se o pilar de toda a escolaridade, a qualidade dessa relação pode ser positiva ou negativa.


Finalizando

Então, você já conhecia alguns destes livros de psicopedagogia?

Eu tenho todos em minha estante, acho super importante tê-los à mão para uma consulta ou pesquisa, estar amparado por uma fundamentação teórica é fundamental para que tenhamos sucesso em qualquer profissão. Não se esqueça disso, vale a pena o investimento e você pode comprar a maioria destes livros clicando no título do livro, um link vai te direcionar à Amazon, uma da melhores livrarias do Brasil.

Você tem algum outro livro para recomendar e que você acha que deveria estar na lista? Deixe o seu comentário

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62 comentários em “10 livros que todo Psicopedagogo deveria ler”

  1. Que legal!! eu adorei suas dicas de livros. Comecei a psicopedagogia neste ano e gosto muito dessa área. Com certeza suas indicações me ajudarão muito. Se tiver mais algumas dicas, por favor, me envie por email.
    Agradeço.
    Heloísa

    1. ivaldise lopes de moraes

      Sempre gostei dessa área, há 10 anos trabalho em uma universidade de pedagogia, sou graduada em ciências biológica e pós em planejamento e gestão escolar, amo pedagogia, como não quero voltar a estudar fazendo piscopedagia, qual li ro devo iniciar lendo?
      Ivaldise Moraes

      1. Gostaria de uma indicação de livros sobre o desenvolvimento humano,faço pós em psicopedagogia e neuropsicopedagogia ,gostaria de entender as fases do desenvolvimento em relação a aprendizagem.

  2. Amei a as sugestões.Se for possível, coloque sugestões de livros da Neuropsicopedagogia.
    Se tiver mais algumas dicas, por favor, me envie por email.
    Agradeço.

    Rose

  3. Ola, Pode me indicar um livro que fala de , jogos e historias na psicopedagogia. E quais são os melhores autores de psicopedagogia, que fala sobre isso. Desde já, multicitamo obrigada.
    Adorei os livros que você indicou no sait, me ajudou muito.
    Abraço

      1. Bom diaaaa 🙋Sou Pedagoga , Professora da Ed. Infantil e anos iniciais e GOE . Apaixonada pela profissão… 🙆Cursando Pós em Psicopedagogia huuuuhhh 💃🏻Estou encantada com o curso 👨‍👩‍👧‍👦Ótimas dicas de leitura 👏👏👏muito agradecida Inez de ❤️…👨‍👩‍👧‍👦 !

    1. Patricia Santos de Oliveira

      Quero agradecer pelas indicações. Dicas de pessoas generosas assim são fundamentais para profissionais iniciantes.
      Muito grata mesmo. Ja anotei tudo na minha listinha, certamente um dia estarão na minha prateleira bem “grifados”.

  4. Boa noite! Gostaria de uma ajuda, preciso fazer um artigo na área da Psicopedagogia, mas como sou nova na área estou um pouco perdida. Gostaria de falar sobre o tema ” A importância da família para o desenvolvimento das crianças com dificuldades de aprendizagem”. Você poderia me ajudar sobre quais livros eu poderia ler para me orientar?

  5. Obrigada pelas dicas. Sou pedagoga, fiz mestrado em Educação, minha pesquisa cruzou os conhecimentos da psicanálise e da educação. Atuo como orientadora numa universidade pública. Lido com muita evasão de cursos na área tecnológica por dificuldades de aprendizagem. Tenho vontade de fazer uma pós em psicopedagogia. Gostaria de saber se a pós me habilitaria para atuar plenamente no ensino superior.

  6. Darciley de souza Pereira

    Estou iniciando o curso de psicopedagogia e certamente esses livros serão
    muito importantes para meu aprendizado. Muito obrigado pelas indicações!

  7. Geraldo Magela de Souza

    Só recém formado em Psicopedagogia é de extrema relevância como referência para preparação em busca de superar os primeiros desafios que a profissão exige.

  8. Obrigada pelas digas incríveis.
    Não pretendo cursar nada relacionado a área da educação,mas sou mãe de um menino portador de TEA.Adotei ele a 2 anos e desde então venho buscando aprender tudo que está ao meu alcance para ajudar no melhor desenvolvimento e desempenho do meu pequeno anjo,hoje com 6 anos de idade.

    1. Oi Edna, tudo bem?
      Temos muito que aprender sem dúvida. Eles são super especiais, e sim, devemos ajudar no que pudermos para que o desenvolvimento ocorra de maneira tranquila e eficiente.
      Obrigada por nos acompanhar.
      Um grande abraço
      Inez

  9. Boa noite! GOSTEI DE TODOS OS LIVROS: ESTOU FAZENDO PÓS EM PSICOPEDAGOGIA, E O MEU TITULO É: TITULO: A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA
    SUB-TITULO: OS DESAFIOS DO PSICOPEDAGOGO NA SUA PRÁTICA EDUCACIONAL.
    GOSTARIA DE DICAS DE LIVROS NESSE ASSUNTO, POR FAVOR. OBG, AGUARDO RESPOSTA.
    ABRAÇO.

    1. Olá Edmunda, tudo bem?
      Todos esses livros que coloquei aqui nesta postagem são excelentes para você aprender sobre a prática psicopedagógica.
      Um bem bacana é o da Dra Nádia Bossa, bem completo, fala sobre toda a história da psicopedagogia e sua trajetória.

      Abraço
      Inez

  10. Bom dia, em relação ao livro alfabetização em processo de Emilia Ferreiro, achei vários com o mesmo nome mas, com datas de publicações diferentes. Qual vc recomenda?

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