Se você é psicopedagogo ou está cursando sua especialização, esta lista vai te ajudar muito!
Todos sabemos que um bom livro pode mudar uma vida – ensinando novas habilidades, novos pontos de vista, novas técnicas e estratégias, além de esclarecer acerca da profissão que irá atuar.
Por isso, é essencial que o psicopedagogo, assim como qualquer outro profissional da saúde, leia muito para se manter atualizado.
Para complementar o artigo anterior onde eu também trago uma lista de leituras importantes eu separei +10 leituras essenciais para o psicopedagogo aprimorar seus conhecimentos e compreender melhor seus aprendentes e suas dificuldades.
Vamos à nossa lista com novas sugestões de leitura para você, psicopedagogo:
#1. Alfabetização em Processo
Esse é um livro clássico sobre o processo de alfabetização de crianças e explica como a alfabetização ocorre no cérebro, também explora maneiras de estimular a criança e mostra como o processo da alfabetização vai abrir as portas para inúmeros outros conhecimentos.
Emilia Ferreiro aprofunda um aspecto importante no processo de construção da leitura e escrita: problema cognitivo envolvido no estabelecimento da relação entre o todo e as partes que o constituem.
A autora nos mostra que a criança elabora uma séria de hipóteses produzidas por meio da construção de princípios organizadores, resultados não só de vivências externas mas também por um processo interno.
Mostra também como a criança assimila seletivamente as informações disponíveis e como interpreta textos escritos antes de compreender a relação entre as letras e os sons da linguagem
#2. Manual prático do Diagnóstico Psicopedagógico Clínico
Este é um livro super importante para todo psicopedagogo iniciante, pois fornece subsídios à formação inicial e continuada daqueles que já se encontram no exercício da profissão.
Neste manual, de maneira prática e objetiva, a autora descreve minuciosamente os passos e a aplicação das técnicas usadas no diagnóstico psicopedagógico clínico baseado na Epistemologia Convergente.
Como professora de pós-graduação e supervisora de psicopedagogos, observa a dificuldade que os alunos encontram em unir todas as etapas do diagnóstico para realização do estágio e, mesmo depois de formados, eles sentem dificuldades ao iniciar seu atendimento clínico, por causa da ausência de material de apoio.
Por isso, descreve aqui, passo a passo, a realização do Contrato Inicial, EOCA, Provas Operatórias, Técnicas Projetivas, Outros Testes, Anamnese, Devolução e Informe Psicopedagógico.
#3. Desenvolvimento e Aprendizagem
Tratando da construção social e cultural da infância, esse livro traz a perspectiva da criança, que através das suas ações como brincadeiras, imitações, repetições e interações sociais, constrói seu mundo em cima de produções simbólicas.
Este volume busca estabelecer um diálogo com o leitor na perspectiva de aperfeiçoar o seu trabalho como mediador para o desenvolvimento da criança de zero a seis anos.
A linguagem acessível e a experiência dos autores com a educação Infantil são elementos facilitadores para instrumentalizar, sobretudo, os profissionais desta área, objetivando a construção de uma prática pedagógica cada vez mais intencional e consequente.
#4. Dificuldades de Aprendizagem, Detecção e Estratégias de Ajuda
Um livro para responder a pequenas e grandes perguntas sobre os problemas de aprendizagem que continuamente são propostos às famílias.
Oferece ferramentas de trabalho aos envolvidos de uma forma ou de outra, com a educação.
A Comissão Científica da ABPp fez um cuidadoso trabalho para a definição dos temas, a escolha dos autores e a revisão dos textos, visando à produção de um livro que considerasse o exercício da atividade do psicopedagogo como sendo algo intrinsecamente ligado à tarefa de avaliar, mediar e intervir.
É um livro acessível a profissionais e estudantes de Psicopedagogia no qual se conseguiu destilar a grande experiência acumulada pelos autores nos seus longos anos de atividades profissionais, mais especificamente na avaliação dos processos de aprendizagem e considerando as diferentes formas e agentes de intervenção psicopedagógica.
Esta obra aborda, portanto, um tema fundamental para a compreensão dos recursos mediadores para a avaliação do processo aprendizagem, a aplicabilidade desses instrumentos e a interpretação dos resultados ali revelados.
#6. Psicopedagogia clínica: Uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar
O livro mostra, claramente, a complexidade do fazer psicopedagógico e, por isso mesmo, não deixa o seu leitor desamparado.
Abastece-o de um saber prático de experiência, feito e iluminado por algumas teorias, pois segundo Weiss, o exercício da psicopedagogia não é para quem quer; é, sobretudo, para quem pode.
Não basta o domínio teórico, já que seu exercício é meta-teórico e supõe, por parte do profissional, uma percepção refinadamente seletiva e crítica.
Este livro trata da aprendizagem humana e dos diversos fatores que conduzem ao fracasso escolar.
Para um diagnóstico completo das causas dos problemas de aprendizagem da criança/adolescente, é necessário avaliar diversos aspectos: orgânicos, cognitivos, emocionais, sociais e pedagógicos ― lembrando sempre que as dificuldades de aprendizagem na escola podem ser causadas por um ou mais desses aspectos, não sendo eles, necessariamente, excludentes.
Adotado em cursos de graduação, especialização e pós-graduação, desmistifica a ideia de que o fracasso escolar seja sempre decorrente do aluno ou da família.
Muitas vezes, a maneira de a escola ensinar, seu modo de explicar e sua linguagem podem ser os verdadeiros responsáveis pelo fracasso do aluno na escola.
#7. Tecnicas de Diagnostico Psicopedagogico
A leitura deste livro instrumentaliza o profissional que atua diretamente com os pacientes portadores de dificuldades de aprendizagem, na área clínica.
A leitura e apreensão dele auxiliam o psicopedagogo ou profissional que trabalha em Instituição escolar, a fim de melhor compreender o fracasso escolar e ainda conscientizar-se do trabalho do psicopedagógico.
O autor desmente alguns mitos a esse respeito, principalmente de que o psicopedagogo e o reforço escolar caminham juntos, pois tanto a história da psicopedagogia como a práxis e o eixo teórico, demonstram que ambos são duas coisas distintas.
#8. A Psicopedagogia no Brasil. Contribuições a Partir da Prática
Todo profissional, seja em formação ou já formado precisa conhecer a história da psicopedagogia. A autora mostra o caminho percorrido pela psicopedagogia na história e nos ensina que a psicopedagogia não é um saber “único e acabado”, mas um saber aberto, que se constitui a partir da sua própria eficiência enquanto processo prático.
A Psicopedagogia constitui um conjunto de práticas institucionalizadas de intervenção no campo da aprendizagem, seja no âmbito da prevenção, seja no diagnóstico e no tratamento das dificuldades de aprendizagem, ou ainda, na intervenção específica no processo de aprendizagem escolar.
Seus domínios específicos são: o sujeito do conhecimento, o agente de transmissão e as dimensões constitutivas dos mesmos, logo o sujeito-objeto da Psicopedagogia é o ser humano contextualizado em situação de aprendizagem. O enfoque de pesquisa e trabalho psicopedagógico é multidimensional, no qual estão contemplados os fatores constitucional/biológico, cognitivo, afetivo, sociocultural e pedagógico, em determinado momento histórico de cada pessoa ou grupo, afetando a busca e a compreensão dos conhecimentos.
A Psicopedagogia deve aproximar-se dos obstáculos presentes na construção do conhecimento e na relação com o saber; da prática educativa na interseção com as particularidades subjetivas, sociais e culturais das pessoas e instituições; da relação entre pensamento meditativo e subjetividade; e das interações do homem com o mundo. Dessa forma, o olhar da Psicopedagogia sobre a aprendizagem e o processo ensino-aprendizagem se dá pela análise de comportamentos cognitivo-intelectual e simbólico-afetivo na produção de conhecimento.
#9. Como aprendemos
A ciência da aprendizagem é, no fundo, um estudo do funcionamento do músculo mental – o cérebro vivo – e de como ele gerencia o fluxo contínuo de visões, sons e aromas da vida diária.
Este livro é uma revelação, Benedict apresenta suas mais fascinantes, surpreendentes e valiosas descobertas, com clareza e entusiasmo.
#10. Avaliação psicopedagógica da criança de sete a onze anos
Mais uma obra que visa a instrumentalização do profissional cujo trabalho requeira compreender melhor o que se passa com a criança. Este livro está voltado para a avaliação de crianças da faixa etária de 7 a 11 anos, oferecendo subsídios de avaliação que permitem detectar de forma preventiva fatores que possam comprometer um desenvolvimento sadio e um processo de escolaridade normal e até mesmo uma vida social regular.
A aprendizagem sistemática, aquela que acontece na escola, é a prioridade na vida da criança nesta fase, neste período constitui-se o pilar de toda a escolaridade, a qualidade dessa relação pode ser positiva ou negativa.
Finalizando
Então, você já conhecia alguns destes livros de psicopedagogia?
Eu tenho todos em minha estante, acho super importante tê-los à mão para uma consulta ou pesquisa, estar amparado por uma fundamentação teórica é fundamental para que tenhamos sucesso em qualquer profissão.
Vale a pena o investimento e você pode comprar a maioria destes livros clicando no título do livro. Ao fazer isso, você será redirecionado para o site da editora ou da Amazon, onde você poderá efetuar a compra.
Você tem algum outro livro para recomendar e que você acha que deveria estar na lista? Deixe o seu comentário.
*Quando você adquire um livro através de alguns links deste site eu ganho uma pequena comissão da editora – sem acréscimo ao valor final que você paga.
5 respostas
Boa tarde,
Gostei desses livros e os preciso
Sou docente universitario e gosto de aprender cada momento. Peco para me ajuda em livros do genero e vou poder passar o meu email
Saudações. Falo de Moçambique, na África. concretamente na província de Nampula. estou a terminar o meu mestrado em Psicopedagogia, mas necessito de livros físicos de Psicopedagogia e não sei como adquiri-los e quais são as condições.
Olá Geraldo, tudo bem?
Você pode comprar na Amazon, acredito que entregam ai, em cada livro possui um link de compra. Se algum não tiver me avisa que eu coloco.
Att
Inez
Gostaria de adquirir os livros sou do Rio de Janeiro capital tenho formação em Educação Física atuando numa Sala de Recursos Multifuncional na Prefeitura do Rio de Janeiro…adorei a página…estou fazendo TCC de minha em psicopedagoga clínica e institucional
Cel 21 995180257
email guthojr@hotmail.com
Abraços
Gutho Mattos
Ola Gutho, fico feliz que tenha gostado da página. Você pode adquirir os livros clicando no link de cada um (Amazon)
Te desejo sorte em seu TCC e boa caminhada profissional.
Um abraço
Inez