13 Jogos De Tabuleiro Incríveis Para Desafiar A Sua Família Em Tempos De Coronavírus

13 Jogos De Tabuleiro Incríveis Para Desafiar A Sua Família Em Tempos De Coronavírus

Quem aí já está ficando sem ideias para brincar com os filhos?

Estamos enfrentando um confinamento, quarentena, isolamento social, seja á qual for a palavra para o que estamos passando, a situação agora é, temos que ficar em casa.

Ficar em casa soa tão esquisito né?

A gente quase nunca fica em casa. Nós adultos estamos sempre correndo, apressados, com mil coisas por fazer.

E nossos filhos, sim, a maioria dos casais tem um ou dois filhos, algumas famílias, até mais de três, estes ficam em creches, escola integral, ou após a escola ficam em casa com alguém que os cuida, alguns ficam com os avós.

Mas o que eu quero dizer com tudo isso?

Simples! Não podemos ir a parques, cinemas, shoppings. Temos que ficar em casa, todos! E o que vamos fazer hoje?

Temos que aproveitar este momento de isolamento social e nos aproximarmos mais da nossa família, dos nossos filhos principalmente. E nada melhor do que usar os “velhos jogos” de tabuleiro que você tem guardado.

Daí me veio a ideia de contar para vocês o que eu e a minha família estamos fazendo nestes dias de quarentena. JOGANDO e nos divertimos muito!

Lá em casa aproveitamos para jogar os jogos de tabuleiro que eu tenho na clínica psicopedagógica, meus filhos sempre pedem para que eu os traga para casa para jogarmos.

Algum tempo atrás, acho que na década de 1980, os jogos de tabuleiro eram uma verdadeira febre nos encontros de amigos e no domingo em família. Na infância e adolescência, ganhar dos irmãos e primos mais velhos em uma partida era um sentimento inexplicável, e até mesmo uma pequena “vingança”?

Quando surgiram os jogos eletrônicos, a popularidade deles caiu bastante, fazendo com que as caixas que guardavam as peças fossem esquecidas nos armários de casa. Para alguns, apesar da realidade virtual que os videogames trazem, nada substitui o contato que os bons e velhos jogos oferecem.

Existem vários tipos de jogos de tabuleiro, alguns baseados na estratégia, na sorte. Com auxílio de peças, dados e/ou cartas, costumam usar superfícies planas e pré-desenhadas para que os participantes consigam atingir os objetivos principais dos jogos, mas sempre com regras pré-estabelecidas.

Segundo os pesquisadores, os primeiros jogos são datados em cerca de 7000 a. C. como é o caso dos jogos “Mancala”. Do vale do Nilo, espalhou-se por toda a África e todo o oriente.

Atualmente é jogado em todos os continentes e difundido através de seus apreciadores e de educadores, em escolas e universidades. 

Mancala é um jogo de estratégia relacionado à semeadura. Tem origem na palavra árabe nagaala que significa “mover”. O objetivo comum é pegar todas as sementes de uma cavidade.

Exemplo de como fazer o jogo – Use caixa de ovos e sementes

Aqui estão 13 jogos de tabuleiro para você desafiar sua família

Cara-a-Cara – Uma carta é sorteada para cada jogador que, por meio de perguntas e dicas, precisa adivinhar quem é a pessoa escolhida para o adversário na rodada.

Cara a Cara – Estrela

Batalha Naval – Baseado nos jogos estrategistas russos, o objetivo do Batalha Naval é descobrir onde o oponente desenhou os navios e outros veículos de guerra em seu mar imaginário.

Batalha Naval

Imagem & Ação – Em um jogo de adivinhação e criatividade, cada jogador precisará desenhar uma expressão para os oponentes tentarem acertar. E nada de fazer mímicas ou assoprar, viu?

Imagem & Ação – Grow

Combate – Em um cenário de guerra, o jogador é responsável por uma equipe de soldados que precisa atravessar o campo em meio às bombas escondidas pelo oponente.

Combate – Estrela

Detetive – Para quem gosta de desvendar bons mistérios, esse jogo é perfeito. A missão dos “detetives” é descobrir a identidade do assassino, o local do crime e a arma usada por ele durante o crime.

Detetive – Estrela

Monopoly (ou Banco Imobiliário) – O “Monopoly” é o jogo de tabuleiro mais vendido do mundo, segundo o Guinness World Records, o livro dos recordes mundiais. No Brasil, o jogo chegou nos anos 1960 e ficou conhecido como “Banco Imobiliário”. Na versão original, os jogadores compram bairros e empresas, arrecadando dinheiro a cada vez que o adversário para em uma de suas propriedades. Com as cartas de sorte ou revés, alguém pode perder uma boa grana e até parar na prisão.

Banco Imobiliário – Estrela

Senha ou Mastermind – Utilizando a lógica e a dedução para criar estratégias, o jogo vai colocar você e os seus amigos em altos desafios nessa batalha de mentes. (Este é o meu preferido)

Senha Martemind – Hasbro

Rummikub – é um dos jogos mais vendidos no mundo que a Grow trouxe para o Brasil. É jogado em vários países, possuindo inclusive um campeonato mundial, realizado de 3 em 3 anos, reunindo os campeões dos países onde o jogo é vendido. Este é o preferido da minha família.

Cada participante começa o jogo com 14 pedras, e o objetivo é se livrar de todas elas, baixando jogos sobre a mesa. Os jogos podem ser sequências numéricas de mesma cor, ou de números iguais e cores diferentes. O grande diferencial é que você pode “encaixar” suas pedras nos jogos baixados pelos outros jogadores.

Rummikub – Grow

Jogo Uno – É fácil começar.. É impossível parar!
Jogo Uno é facilmente um dos jogos de cartas mais famosos do mundo! Ideal para pessoas de todas as idades, é um jogo para a família muito divertido, que aproxima pessoas e desenvolve capacidade de associação e pensamento estratégico. O Jogo Uno é diversão garantida para família e amigos! Livre-se depressa de suas cartas, combine cores e números e use as cartas de ação para atrapalhar os seus oponentes. Quando você tiver apenas uma carta na mão, não se esqueça de gritar “UNO!”

UNO – Copag

Fantasma Blitz – Fantasma Blitz é um jogo que trabalha a percepção, a atenção e a agilidade em crianças e adultos. Um jogo incrível para reunir a família!

Fantasma Blitz – Devir
Veja como jogar
Veja como jogar

Cortex – Em Cortex, os jogadores usam habilidades físicas e mentais para completar os desafios. A mecânica do jogo vai se construindo a partir de Modelo, Memória, Ação Simultânea, Reconhecimento de Padrão. Pensado para 2 a 6 jogadores, onde nos tentamos desafiar ao longo de 8 provas distintas. Com desafios rápidos e intensos de 30 segundos.

Memória, cognição e percepção sensorial são postos à prova neste jogo, incluindo os “desafios de toque” em que os jogadores devem adivinhar o que estão a sentir (algo muitas vezes negligenciado nos jogos de tabuleiro e que aqui ganha destaque). Acima de tudo, este é um party game competitivo onde tentaremos ser os mais rápidos a completar os diferentes desafios com o intuito de colecionarmos as quatro peças que compõem o nosso puzzle de cérebro.

É um jogo divertido para grupos, que funciona bem com crianças, adultos e idosos.

Córtex – Grok

E por último, Dobble é um jogo de velocidade e observação no qual todos jogam ao mesmo tempo. Cada partida de Dobble tem menos de 15 minutos de duração, mas ninguém para em uma partida só. É composto por 55 cartas. Cada uma delas possui 8 de 57 símbolos possíveis, e cada carta tem somente um símbolo em comum com qualquer outra carta do baralho. O objetivo de cada um dos 5 modos de jogo é conseguir identificar qual é o símbolo em comum entre duas cartas. Dependendo da modalidade, você poderá se livrar de suas cartas, entregar cartas para os seus oponentes, ou roubar cartas deles.
Um jogo alucinante, rápido e incrivelmente divertido, que garante chamar a atenção de qualquer tipo de jogador.

Veja como se joga o Dobble

E aí, o que você achou das minhas indicações? Comenta aí, tem sugestões? O que você costuma jogar com os seus filho? Já conhecia estes jogos?

E não esqueça! Cuide da sua família.

Fique em casa.

Compartilhe conhecimento:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Qual a sua opinão? Deixe seu comentário sobre o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *