Oi pessoal, tudo bem? Muitas pessoas me pedem sugestões de jogos para avaliações psicopedagógicas, fiquei pensando então que eu poderia fazer uma postagem específica para falar sobre este assunto. E aqui está!
Vou começar com aqueles jogos que podemos comprar nas lojas de departamentos, ok? Tenho certeza de que estas lojas existem em todos os estados.
Gente, preciso deixar claro que não tenho estes jogos à venda em meu consultório e também não estou ganhando nada para divulgá-los. Trata-se apenas de uma troca de experiência.
Por falar nisso, se vocês tiverem algum jogo que acham bacana compartilhar deixem nos comentários. Eu vou amar!
Quais Jogos eu uso nas avaliações e intervenções psicopedagógicas?
Ao utilizar jogos para avaliações psicopedagógicas na clínica, tomo o cuidado para ter em mente os objetivos que quero atingir, o que eu quero avaliar ou trabalhar com aquela criança ou adolescente.
Já no primeiro sistema de hipóteses nos deparamos com as dificuldades que o nosso aprendente vem apresentando e teremos que planejar nossa estratégia de avaliação para podermos seguir em frente, lembrando que cada criança é única, portanto, não podemos pensar que certo jogo será utilizado por todas as crianças.
Quando tenho uma criança que apresenta transtorno de déficit de atenção, por exemplo, o atendimento sempre privilegia o uso de jogos.
Os Jogos de regras podem ser recurso psicopedagógico eficaz para a aprendizagem de estudantes que apresentam transtorno de déficit de atenção–hiperatividade (TDAH). Além de contribuir para desenvolver habilidades acadêmicas como leitura, escrita e aritmética, eles colaboram para a melhoria da atenção, da concentração e do autocontrole.
Neste caso podemos usar:
Detetive: O clássico jogo de tabuleiro ajuda a aprimorar ou até mesmo a desenvolver habilidades na hora de encontrar soluções para problemas.
Vale a pena incentivar a criança a jogá-lo, seja na companhia de amigos ou com a própria família. No consultório utilizo numa versão simplificada devido ao tempo.
Eu sou: Eu sou… verde? Eu sou… um animal? Sem ver a minha ficha, preciso descobrir qual é a minha imagem, fazendo perguntas para os outros jogadores. Criatividade, imaginação…
Hora do Rush: Este jogo na verdade é um quebra-cabeça, que vai desafiar o raciocínio lógico e garantir momentos de concentração.
Você precisa sair do congestionamento, através de cartas desafios e com movimentos limitados pelos demais carros, o objetivo é tirar o carrinho vermelho do meio da confusão. As crianças adoram!
Como essas dicas de Jogos para Avaliações Psicopedagógicas vão ajudar?
Na intervenção psicopedagógica algumas habilidades são melhoradas com a ajuda de jogos, entre elas podemos citar:
- Desenvolvimento do raciocínio
- Aprender a tolerar frustrações
- Saber ganhar e perder
- Conseguir aguardar sua vez
- Planejar uma situação
- Ficar sentada por maior período possível
- Ser capaz de prestar atenção
- Observar e respeitar o outro
- Controlar suas emoções.
Estes foram alguns jogos, na verdade utilizo muitos outros, mas vou falando sobre cada um deles aos poucos, certo?!
Se tiverem outras sugestões, fiquem a vontade, comentem!
5 respostas
Foram muito valiosas suas dicas de jogos e informações
Como adquirir esses jogos?
Oi Ivone, geralmente compro estes jogos na Amazon, ou em lojas de brinquedos.
Adorei suas dicas. Gostaria de saber mais sobre os jogos, estou começando na psicopedagogia.
Pesquisando como trabalhar e utilizar a hora do jogo ; as informações estão bem esclarecedoras
Grata.