A terapia familiar é voltada para o contexto familiar no qual um problema individual está ocorrendo e está causando consequências sobre os demais membros da família, desta forma, pode-se compreender que cada membro influencia os demais e é por eles influenciado.
Os problemas psicopatológicos individuais devem ser entendidos a partir do contexto familiar, pois a família pode tanto reforçar a doença, criando verdadeiros círculos viciosos ou ter um papel importante na solução do problema.
O terapeuta familiar busca dar atenção à estrutura familiar (organização, constituição familiar e como se mantém) e aos seus processos (adaptação e evolução ao longo dos anos), pois se entende a família como sendo um sistema vivo em evolução, organizado de forma complexa e durável.
O objetivo geral é melhorar a comunicação entre os membros da família, desenvolver a autonomia e a individualização dos diferentes indivíduos, reduzir os conflitos interpessoais e os sintomas, além de melhorar o desempenho individual.
Indicações de Terapia Familiar:
- Quando é solicitado por um profissional para que a família faça acompanhamento;
- Doença física ou mental grave em adulto que causam um alto grau de disfunção familiar (esquizofrenia, transtorno bipolar, transtorno do pânico, etc.);
- A problemática atual envolve dois ou mais membros da família;
- Família enfrenta uma crise de transição que pode levar à ruptura (mudança de papéis, crise vital);
- Criança e adolescente é o problema presente (autismo, Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de impulso, depressão, etc.);
- Ruptura da harmonia familiar em razão de conflitos interpessoais.
A terapia frequentemente é focal e de curta duração com grande poder preventivo. As sessões são semanais, com todos ou com parte dos membros presentes, podendo posteriormente as sessões passarem a ser quinzenais ou mensais, conforme o processo de alta.
Para saber mais, procure uma de nossas profissionais, ligue e agende uma avaliação gratuita através do fone: (51) 3044-5886 ou e-mail contato@psicoenvolver.com.br.